1 2 3 4

Scroller HTML by WOWSlider.com v4.8
Revitalização


Crianças realizam revitalização de rio em projeto da OSCIP Planeta Sustentável e CBH Mogi/Pardo

 

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo – CBH MOGI/PARDO – e a OSCIP Planeta Solidário iniciaram no dia 22 de Novembro, no bairro Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira, o Projeto Adote um Rio. Na ocasião, cerca de 50 crianças de duas escolas plantaram mais de 200 mudas de árvores nativas no entorno do córrego que corta o bairro. As mudas foram doadas pela Fundação Jardim Botânico e as covas para o plantio abertas pela Prefeitura Municipal.

 

As crianças compareceram ao evento por meio de uma parceria das instituições organizadoras com as escolas Municipal Pedro Afonso Junqueira e da Estadual Padrão Parque das Nações, que aproveitaram a ação para homenagear o Dia do Rio, comemorado no próximo Domingo, dia 24 de Novembro. Realizando o plantio com as próprias mãos, as crianças puderam aprender sobre a importância de se preservar os rios e matas ciliares.

 

De acordo com a ativista Irinéia Ardissom, presidente da OSCIP Planeta Solidário, recompondo a mata, evita-se que o solo desmorone e assoreie o rio, além de atrair pássaros, ajudar a aumentar a quantidade de água disponível e melhorar o ar. Irinéia também salienta a importância da participação das crianças. “Ao se conscientizar os alunos da importância de proteger os cursos d’áqua, fazemos deles os autores da recuperação do rio. Com eles executando o plantio das mudas, formam-se vínculos que durarão para sempre.”, completa a presidente da OSCIP.

 

Por sua vez, representantes das cinco instituições envolvidas na adoção do córrego assinaram um Termo de Compromisso firmando uma parceria multilateral garantindo o que o projeto iniciado será replicado por toda a extensão que corta o bairro, sendo finalizado com o batismo do riacho ainda sem nome.

 

Segundo Antonio Carlos Sales, presidente do CBH Mogi/Pardo, a viabilização deste projeto e as parcerias firmadas são o começo de uma mobilização mais ampla. “O projeto Adote um Rio é muito promissor e com certeza poderá mudar a realidade dos nossos rios para melhor de forma mais rápida. Agora que já temos o terceiro setor e o poder público envolvidos, poderemos mobilizar a participação da iniciativa privada e ampliar o projeto para todos os rios em situação de degradação em Poços e região.”, comenta Antonio Carlos.

 

Projeto Adote um Rio


O Projeto Adote um Rio, idealizado pela OSCIP Planeta Solidário, visa mobilizar os poderes público, privado e sociedade civil organizada para a revitalização de áreas degradadas próximas aos rios da região. A revitalização desses ambientes, com limpeza, desassoreamentos e plantio de vegetação nativa, resultam em grandes melhorias para a qualidade de vida das comunidades próximas, bem como a ampliação da fauna, quantidade e qualidade da água disponível e qualidade do ar.

 

 

Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo - Decreto Estadual 40.930/2000

 

Rua Piauí, 420, Sala 01 - Centro.  Poços de Caldas/MG | (35) 3721 3242